quinta-feira, 28 de agosto de 2008


O dono do gol



Dario foi o atacante que deu a maior alegria ao torcedor atleticano. Em 19 de dezembro de 1971, o Dadá Maravilha, como ficou conhecido, subiu mais alto que os zagueiros do Botafogo e marcou o gol da vitória do Galo. O Atlético comemorava o seu primeiro e único título do Campeonato Brasileiro.

Com este gol, o artilheiro da alegria conquistou os corações alvinegros. Mais do que o tento do título, Dario teve participação constante naquele campeonato. Ele foi um dos quatro jogadores que estiveram e todas as 27 partidas da campanha vitoriosa. Os outros três foram o goleiro Renato, o zagueiro Vantuir e o volante Vanderlei Paiva.

Dadá Maravilha também tem números expressivos pelo Atlético. Ele é o segundo maior artilheiro da história do clube, com 211 gols marcados. Apenas Reinaldo marcou mais que ele. Jogando no Mineirão, Dario tem uma média de gols maior, no entanto, que o Rei. Ele marcou 128 gols em 164 jogos, uma média de 0,78. Reinaldo tem média de 0,60 gols por partida.

Além de seus gols, Dadá Maravilha conquistou os torcedores atleticanos com o seu carisma e suas frases prontas. Há algumas famosas como: "Não existe gol feio. Feio é não fazer o gol", "Só três coisas param no ar: beija-flor, helicóptero e Dadá", "Não me venha com a problemática, que eu tenho a solucionática".

Dario é também um dos poucos atleticanos que foram campeões mundiais com a seleção brasileira. Ele era reserva na Copa do Mundo de 1970, no México. O outro alvinegro campeão mundial foi o volante Gilberto Silva, em 2002.

Fonte: Jornal O TEMPO

Nenhum comentário: